19 agosto, 2005

Mais um

Desta vez calhou ser o Sócrates.

Segundo O Primeiro de Janeiro Sócrates anuncia que após o Verão, o governo irá apresentar um plano de prevenção dos incêndios.

Espera-se que ao menos desta vez, o plano seja para ser levado a sério, tenha financiamento para andar, e envolva todos os agentes ligados a este fenómeno, desde os bombeiros, forças armadas, protecção civil, GNR, sapadores florestais, polícia judiciária, passando pelos meios de comunicação social que deveriam obrigatóriamente e gratuitamente inserir pequenos espaços dedicados à prevenção de fogos, com recomendações fáceis de memorizar, bem como divulgação sobre a prevenção nas escolas e à população em geral.

Avisos colocados estratégicamente, vigilantes distribuídos harmónicamente, apoio ao voluntariado na área da protecção e detecção, seriam passos a dar, sem grandes custos e com resultados interessantes.

A não ser assim, será apenas mais um processo de intenções que não nos levará a parte nenhuma, e que falará no reflorestamento, ordenamento territorial, meios a comprar, tudo obras de crescimento lento e custos elevados que já muitos primeiros-ministros anunciaram, mas que pelos vistos não passaram disso mesmo... intenções e gastos.

Sem comentários: