07 junho, 2006

Quando eramos donos do Mundo



Hoje faz 512 anos, que em conluio com os nuestros hermanos assinavamos o famoso tratado de Tordesilhas, onde se dizia que se traçava uma linha direita do polo ártico ao polo antartico, que se situaria a 370 léguas das Ilhas de Cabo Verde, ficando tudo o que descobrisse a levante dessa linha ficasse para o reino de Portugal e o que se descobrisse a ponente ficaria para o reino de Castela.

Desde aí, e dada a gulodice ser imensa, quer de um quer de outro lado, se foram perdendo as regalias que então foram decididas.

Há outros comensais à mesma mesa, que à força das armas foram retirando em nome da liberdade e de outros sacrossantos princípios o que estava já distribuído.

Não interessa agora, que os povos countinuem a ter tanta ou mais fome do que tinham então, ou que não possam usufruir os direitos que então detinham, pois para isso não há olhos nem interessa fazer análises.

Eu, por mim. acho que em quinhentos anos a sociedade perdeu mais do que ganhou, outros pensarão de forma diversa, mas quem terá razão?

Sem comentários: