31 março, 2011

Henrique Raposo

O que fará correr Henrique Raposo?

Este opinador com lugar cativo no Expresso nutre uma suave predilecção pelo ataque soez àqueles de quem não gosta, verrinando q.b. Sócrates, o governo e tudo o que não lhe agrada ao paladar, vestindo essas críticas de roupagens que parecem verdadeiras mas que, a um olhar mais cuidadoso, ver-se-à que são como as daquele conto em que o rei ía nu.

Este plumitivo personagem que, nos seus ardilosos textos, se quer fazer passar por um atento e enérgico observador pseudointelectual (até parece que lê os livros que publicita - não sei se como publicidade paga ou por refinado gosto), descobriu em 7 de Dezembro de 2010 que a economia funcionava na Irlanda (!!!), acha que Rangel (o Paulo, europeu) quer abandonar o socialismo porque é um liberal-cristão.

Ele que até é licenciado em história (ou será estória)e tem um mestrado em ciência política sendo investigador na Universidade Nova (por aqui se vê como o ensino é relaxado neste país) cultiva com ardor o seu canteiro o ódio ao Sócrates, ao socialismo (seja ele utópico, libertário, científico, de mercado, real, cristão... e por aí fora) e o liberalismo mais radical mas paradoxalmente cristão (o que entra no domínio do impossível), para mim, é o exemplo acabado de como a direita vê o assalto ao poder.

Críticas noutras direcções, só nos casos em que elas sejam democrática e entenda que todas as correntes de opinião podem ser tão livres como as dele, ou então nos que se posicionam na vulgarmente chamada esquerda, aí desanca forte e feio recorrendo a tudo, qual petite Maquiavel, pois para ser um verdadeiro primeiro é necessário ter cultura e qualidade para isso.

Tendo como adquirido que HR não escreve de borla, mas que também não será apenas o vil metal que o fará correr, pergunto-me - por quem correrá e a que preço?

Será a Guaraná de "Lesboa", um lugarito bem remunerado como boy de alguém ou é apenas patetice bem aproveitada por quem é mais esperto do que ele?

Sem comentários: