19 junho, 2011

Sobre a corrupção

Hoje em dia é palavra de moda! Geralmente toca aos políticos a fatia mais gravosa, pois fez-se um esforço desmesurado para que a opinião pública, através da opinião publicada fizesse cair o ónus da corrupção sobre estes como se os corruptores nada tivessem feito, ou que eles se corrompiam uns aos outros.
Seria bom, que cada um de nós examinasse a sua consciência e se interogasse sobre um certo número de atos que diariamente são praticados mas que quem os pratica anda tão distraído que não encontra neles o selo da corrupção.
Mas afinal o que é a corrupção?
Será que dar uma gorgeta à senhora que marca as consultas no hospital ou consultório médico para nos colocar à frente dos que há muito se inscreveram é corrupção?
E oferecer uma prenda ao professor do filho na esperança que ele tenha um olhar bondoso sobre o desleixo ou preguiça do menino?
Fazer um jantar de homenagem ao chefe no seu dia de anos, pedir ao polícia que nos apanhou com um grãozito na asa o perdão da multa e depois oferecer os nossos préstimos, dar prendas a médicos, mandar a garrafinha no Natal ao garagista, oferecer a telha para a escola onde a família tem aulas, doar uns terrenos à autarquia, oferecer uma festa à vereação, apaparicar os bonzos das igrejas, não será tão grave como trafulhar nos contratos, comprar ações por dicas de quem está por dentro, investir em terrenos que serão a breve prazo requisitados pelo estado, receber informações sobre concursos a realizar ou fazer aprovar leis que interessem aos clientes, quem nunca tentou fugir aos impostos?
Somos céleres a atribuir culpas a quem não gostamos, mas raramente ousamos cortar a direito sob pena de nos vermos também expostos.
Quem estiver livre de pecado que atire a primeira pedra. Eu, como aliás a maior parte da população todos temos o nosso telhadinho de vidro.
Claro que o meu é pequenino, como o será o de muitos mais, mas será por isso que estaremos aptos a nos armarmos em inquisidores-mor?
Tratem da corrupção. Enfrentem-na, e quando o corruptor vos perguntar se quer dispensar o recibo por causa do IVA tenha coragem de dizer que não.

Sem comentários: