30 julho, 2011

O massacre de Oslo

Começando a olhar à distância possível o massacre ocorrido na Noruega, dificilmente se compreende a atuação dos serviços policiais noruegueses.
1 - Utoya é uma ilha que fica a 38 Km da capital do País, o que a uma velocidade de emergência, por estrada será atingida em 20 minutos;
2 - Se fossem utilizados meios aéreos, esse tempo seria drásticamente reduzido para 7/8 minutos;
3 - Atendendo que os meios policiais mais próximos de Utoya ficam em Sundvollen, a uns míseros 3/5 Km, numa mistura de carro + barco dificilmente se excederiam os 15 minutos.
Como entender então que uma equipa especial da polícia de intervenção tenha levado mais de uma hora para chegar ao local onde o atirador durante 90 minutos chacinou/feriu quem se lhe apresentou na mira?
Que dizer do helicóptero que não voava porque a tripulação estava de férias, ou do barco policial que não navegava porque não tinha tido manutenção?
Este aviso fica para aqueles que pensam que os cortes nas despesas devem ser feitos a esmo e que nos pratos da balança o valor das coisas é igual sejam elas quais forem.
A Noruega pode ter sido um exemplo para alguns, para os do costume não passará duma notícia interessante enquanto gerar audiências, para outros é apenas uma face da moeda da intolerância, espero que para muitos de nós, nomeadamente para os que estão no poder seja um forte aviso, pois pode acontecer em qualquer lado sem pré-aviso, e depois não vale a pena choirar sobre o leite derramado que neste caso, infelizmente, foi sangue.

Sem comentários: