06 julho, 2011

Porto-Vigo

A CP vai encerrar esta linha dizendo que a mesma dá prejuízo. Espero que não continue a encerrar todas as que dão prejuízo, pois por esse caminho iremos ficar sem caminhos de ferro em Portugal.
Mas vamos dar uma vista de olhos.
Primeiro o horário:
Como é fácil de observar, as composições que partem do Porto demoram 3h19m/3h20m a chegar a Vigo, mas as que partem de Vigo, para o mesmíssimo percurso demoram respectivamente menos 19 e 18 minutos. Se a isso juntarmos os cerca de 10 minutos perdidos em Tui, quer na ida, quer no regresso nos horários Porto-Vigo (7:55) e Vigo-Porto (19:37) ficaremos com cerca de meia-hora que poderia ser encurtada na viagem o que certamente a tornaria mais atrativa possibilitando um acr+escimo de passageiros.
Sabendo ainda, que o prejuízo é de 19.600€/mês como nos é dito aqui, e que n'A Baixa do Porto se chegou à conclusão que o mesmo prejuízo poderia passar a lucro se fosse aumentado de 13 passageiros por viagem, mais confuso se torna entender este encerramento.
Sendo do conhecimento geral que há carritos da administração que custam mais de 50.000€e que a falta de utentes não seria problema se a CP quisesse, mais se estranha a decisão.
Talvez um dia, alguém se lembre do Norte, mas para já, o Álvaro anda mais preocupado com os autocolantes nas cadeirinhas...

Sem comentários: