25 setembro, 2011

Falta de produtividade!

Pelos vistos agora já se querem fazer despedimentos por falta de produtividade, ou seja, sempre que o trabalhador diminua a sua produtividade a entidade patronal poderá despedi-lo!!!
Diz o governo que quando a produtividade cair anormalmente é justa causa de despedimento bem como a produção sucessiva de avarias no equipamento em que o colocaram a trabalhar. Acumula a tudo isto o incumprimento de metas que o trabalhador se propôs atingir!
Uma proposta deste tipo, só pode ter sido elaborada por quem nunca esteve em contacto com o trabalho a sério, ou por quem não terá moral para dar a cara quando não cumpre o que promete.
Deixando de lado os políticos, a quem se destina a proposta?
Como se mede a quebra anormal de produtividade de um empregado de balcão a quem não chegam clientes ou a um carteiro que não tem correspondência para entregar?
Será que o vendedor que tem distribuída uma carripana decrépita, com avarias frequentes pode vir a ser penalizado por não cumprir as metas a que se comprometeu?
E que dizer do professor que vê a maioria da sua turma reprovar no exame da matéria que lecionou?
Poderá o trabalhador ser despedido por não lhe ter sido ministrada formação suficiente para operar com um determinado equipamento ou o envelhecido empregado de armazém com 60 anos de idade já não produzir como produzia aos vinte?
Será que quem se lembra destas coisas não deverá ser despedido por falta de inteligência?

Sem comentários: