08 novembro, 2011

A comunicação social que temos

Ouço abismado num dos telejornais da SIC Notícias esta linda entrada:

Os portugueses prevêem gastar em média 530 euros este Natal, menos oito por cento do que no ano passado, apesar do corte de 50 por cento no subsídio, de acordo com um estudo da consultora Deloitte hoje divulgado.

Não sei como é que a Deloitte chegou a este número deveras surpreendente, até porque em 2009, na zona do Grande Porto, o IPAM arriscava um valor médio de 490 Euros! E dizia que na amostra s´´o teriam entrado três centenas de inquiridos.

Os portugueses que encimam a notícia (ou seja todos os portugueses) no desenvolvimento da notícia passam a ser apenas e afinal os consumidores, ou seja, aqueles que pensam em fazer compras o que é muito diferente da totalidade dos portugueses, mas logo a seguir dizem que este ser o valor mais baixo nos seis anos que refere!
Claro que tinham de ser seis, número mágico que é habitual ver em estudos comparados...
Se calhar a Delitte não diz nada disso, diz apenas que esse é o valor a gastar por cada casal (sentido lato de household) que muitas das vezes compreende dois, três, quatro e mais pessoas.
O spin feito pela locutora de serviço é que não se compreende muito bem, se é para fazer humor, ou se é freete que lhe mandaram papaguear.
Num país em que o desemprego aumenta e enche muitos lares, em que o subsídio de Ntal leva um corte magistral, ver os perdulários portugueses a gastar mais do que o ordenado mínimo por cabeça só lembrará a algum pateta daqueles que andam cá apenas para sacar o deles e enganar a malta.

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