29 novembro, 2011

Tretas

Discutem-se feriados, dá-se mais meia-hora diária aos patrões, reduzem-se salários e pensões, aumentam-se impostos e taxas e, pelos vistos, sentem-se felizes!
Desde os políticos que embarcam nestas discussões, passando pelo povo que as atura ninguém nos diz para que se faz isto e qual o fim a que se destina.
Uns dizem que é para diminuir o défice! 
Não sei como o défice diminuirá se diminuirem as receitas, se mantiverem as despesas e se cortar no consumo que consequentemente baixará a produção e criará desemprego que comerá mais um bocado da fatia da SS.
Outros dizem que é por causa da produtividade, mas também não entendo como é que ter uma loja aberta mais meia hora por dia que já há muito não tem clientes, aumentando os seus custos energéticos e diminuido o período de descanso dos seus operadores irá aumentá-la, do mesmo modo que não vejo qual será o lucro de ter uma fábrica que tem o armazém cheio por falta de saída da mercadoria, poderá ter interesse em aumentar o período de laboração, pois os custos disparam e a produtiviodade cai a pique, tal como a escola que irá estar aberta mais meia hora sem horários nem alternativas para o seu funcionamento apenas estará a delapidar quer a energia de quem lá trabalha e a aumentar os seus custos de manutenção.
Pelo caminho vai-se perdendo o sentido de nação. E a religião dá mais uma machadada nos seus ritos que são afinal o cimento que agrega o monumento da fé.
Por hábito temos a mania das comparações, e é fácil ouvir papagaios a elaborar listas de feriados de outros países e afirmarem que nós temos mais do que os outros.
Para além da falta de verdade subjacente a tais afirmações, grosso modo os feriados existem em todo o lado e em número que varia fortemente conforme as regiões, por regra confundem os feriados nacionais com aqueles em que em alguns lados encerram alguns serviços públicos, como por exemplo nos USA que apenas tem dez (10) feriados nacionais, a que depois se lhe juntam o 17 de Março (St. Patrick's Day) que quase paralisam as cidades com desfiles e festas, o 4 de Julho (Independence Day), o Thanksgiving (4ª quinta-feira de Novembro), 0 31 de Dezembro (New Year's Eve) onde se vai para o trabalho mas nada se faz para além de festarolas e brincadeira, e isto para não falar dos restantes religiosos que num país de culturas diferentes são mais do que muitos.
Dou o exemplo dos USA pois geralmente é considerado país de alta produtividade, mas poderia fazê-lo em relação a muitos outros como por exemplo o Japão com vinte e quatro (24) o que equivale a dois dias por mês.

Sem comentários: