20 janeiro, 2012

Passado!

MARMITAS 


Julguei que isto era apenas uma fotografia de objetos de uso diário no passado, mas, infelizmente voltaram à atualidade pela mão do novo governo.
Quando era criança, lembra-me que já só os grupos profissionais mais mal pagos - a malta da construção civil, algum operariado fabril, motoristas do STCP, vendedores ambulantes - é que se socorriam deste método para levarem a alimentação de casa que sempre ficava mais barata do que ir comer uma bucha ao tasquinho mais próximo.
Finalmente passados mais de cinquenta anos, as marmitas adotaram nome mais fino - parece que se chamam agora lancheiras - muito embora sirvam também para pequeno-almoço, almoço, jantar ou ceia, e voltam a estar na moda.
Fazem-se férias na estranja, com tudo incluído, mas vai-se de pópó e lancheira para o trabalho, é este um dos paradigmas civilizacionais mais estapafúrdio que eu conheço,
A austeridade e as medidas draconianas impostas por quem não utiliza tal utensílio vão levando milhares de portugueses ao retrocesso, as férias já são apenas uma miragem, o pópó ou fica em casa ou foi penhorado e a refeição do sempre em pé já foi trocada pela marmita.
Há quem diga que estamos a evoluir!
Juram?

Sem comentários: