22 janeiro, 2012

Provedor?!

provedor
nome masculino
1. aquele que provê
2. fornecedor; abastecedor
3. diretor administrativo de certas instituições de caridade
4. primeiro responsável pela administração da chamada Santa Casa da Misericórdia de uma cidade ou vila;
provedor da Justiça pessoa que preside ao órgão do Estado (provedoria) ao qual os cidadãos se podem dirigir para defender os seus direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos
(De prover+-dor)
Recorri à Infopédia pois ao ler que sua excelência, o presidente da república, se intitulava o provedor do povo pensei estar errado quanto ao significado da palavra!
Se Cavaco Silva se intitula provedor do povo, porque é que não tem exercido as suas funções?
Será que nos últimos tempos tem defendido os seus direitos, liberdades, garantias e interesses legítimos, como o faz o provedor da Justiça?
Será que tem pautado a sua atuação por uma análise isenta e insuspeita de zelar e garantir pela aplicação da Constituição que jurou defender?
Será que as suas lamentações àcerca da sua situação pecuniária não são um insulto grave ao povo que cada dia que passa se vê com menos direitos e garantias afastando-se cada vez mais do topo da pirâmide social em que o mesmo se encontra.
Será que o povo que diz prover conta na sua maioria com duas reformas ou remunerações que ultrapassam a meia dezena de milhar de euros mensais?
Será que tem abastecido esse povo de sábias palavras e conselhos que lhe indiquem a saída da crise que ajudou a criar?
Um presidente que durante uma grave crise mundial, situado numa europa que não tem sabido responder com eficácia à doença que a aflige, exorta parte desse povo a esforçar-se ainda mais, e nem sequer se lembra de verificar se as leis que promulga estão de acordo com a constituição será que pode armar-se a si próprio da imaculada veste que um provedor deve usar?
Será que Anibal Cavaco Silva tem uma imagem de si tão prazenteira que lhe ofusca a dura realidade?


Sem comentários: