20 fevereiro, 2012

A censura alemã

Se anda para aí tanta gente a bater a mão no peito e a jurar que a liberdade de imprensa é um bem universal, porque raio de ideia é que o repórter da TVI que gravou a inocente conversa entre um ministro alemão e um português leva a que este seja afastado sem mais explicações?
Pelos vistos a inócua conversa - segundo Gaspar - não seria tão inócua assim, ou será pela TVI ser portuguesa, país que tem um PM que tudo engole à Merkel e agora nem sequer uma palavra diz sobre este atentado à liberdade da informação!
Estranho também, que o sindicato dos jornalistas, as centrais sindicais e os partidos políticos achem que nada disto tem a ver com eles, mostrando apenas e mais uma vez que os interessezinhos se sobrepoem aos interesses éticos.
Claro que se fosse uma moticiazinha sobre quem a gente sabe, já toda a comunicação social e muitos jornalistas andariam aos saltos, muitos blogues gritariam contra a censura, nomeadamente os que acham que a MMG fazia jornalismo, e a HFM e o ativo JMF já teriam escrito laudas sobre o assunto, mas como é apenas um colega da TVI o silêncio é ensurdecedor.
Mais uma vez a Alemanha impõe critérios aos seus parceiros e estes baixam as orelhas obedientes, o que é que lá estão a fazer o Durão Barroso, o von Rompuy e os deputados europeus afinal, se as liberdades não estão nas suas preocupações imediatas?

Sem comentários: