12 fevereiro, 2012

Coisas com que eu embirro

Ver estrangeiros a mandar bitaites sobre o meu país e os governantes calados como ratos a assobiar para o lado.
Más traduções. Quer sejam de livros, filmes ou de simples comentários pois dão a ideia de quem está a fazer o trabalho ou não sabe o que anda a fazer ou terá tirado o diploma na escola do cadela, ou ainda pior... que o ensinogera licenciados que não sabem sequer traduzir a miséria de um texto ou de uma simples frase idiomática.
Troca-tintas! Embirro com este tipo de gente que nos oferece tudo por tuta e meia e no fim nos leva o que temos e o que não temos em nome do interesse económico que geralmente é eufemismo para o seu(deles) interesse em meter a mão nos nossos bolsos em troca de uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.
Chico-espertos! É uma classe que juntamente com a dos patos-bravos (não os Cairina moschata) mas aqueles que de repente aparecem ao volante de espanpanantes carros com muitos cromados e assentos de couro, com amásia com casa montada com tudo incluído e que se passeiam com a prole (geralmente parola e mal-educada) nos resorts da moda mas com maneiras de labrego a quem faltaram umas boas palmadas na educação infantil.
Comentadores de cátedra! Estes então fazem-me até doer os dentes, pois a vontade de os trincar é tanta que acabo por fechar os maxilares com tanta força que até me magoo. Desde o futebol à economia, parecem papagaios a debitarem generalidades e disparates num campeonato fútil onde vence o que mais dislates disser por minuto e com ar mais sério.
Vira-casacas! Outra espécie muito na moda, está sempre com a roupagem à mão com a cor da moda. Tem a capacidade da bosta na água... sobrenada, e como esta é seca e constituída na sua maioria por restos já depois de extraídos os seus materiais essenciais.
Lambe-botas! Outra espécie com muita saída atualmente, vão desde os caniches que chateiam à brava com aquele ladrar chinfrinento, às carraças que se apegam ao mais pequenino manda-chuva que lhes pareça ter hipótese de lhe arranjar mama adequada. São piores do que porcos, pois qualquer estrumeira lhes serve, desde que a lavagem seja de borla.
Vendedores de banha da cobra! Destes, que até não são os piores, pecam por serem pegajosos, aldrabões, qurem-nos impingir à viva força produtos de que não necessitamos como a salvação da nossa alma deles dependesse.
Ah! Já me esquecia duma categoria... A que não sendo estrangeiros, engloba conjuntamente todas as virtudes anteriores aqui enunciada. Geralmente são encontrados em lugares bem remunerados, vivem à custa dos contribuintes, muito embora sejam acérrimos críticos da função pública, acumulam duas, três e mais pensões, tem assento em várias administrações em cargos não executivos e outros tantos lugares em conselhos fiscais, são colaboradores pagos a peso de ouro de pasquins e televisões atacadas de partidarite aguda, chegando por vezes a ter responsabilidades para com a nação que geralmente não conhecem e com um povo que geralmente detestam e com quem se misturam só em ocasiões muito especiais, nomeadamente nas épocas das aberturas da caça ao voto.

2 comentários:

Teresa Durães disse...

também me identifico nesta embirração!!

Teófilo M. disse...

Hmmm, já comunicamos mais ou menos bem. E o tal livrito, quando aparece cá pelo burgo e onde?