26 março, 2013

Zeros à esquerda!

Alertado pelo Miguel Abrantes, fui ler a crónica do Jorge Fiel a quem rapinei a ideia para o nome deste 'post' e que é emblemática sobre a forma que, alguma gente neste país, usa e abusa para lixar todo que cheira a Norte.

Há muito que o Norte do país deveria ser tratado de modo diverso, mas quando os poderes regionais são os primeiros a não levantar a vontade contra os desmandos que por cá se praticam, sobram apenas algumas vozes para alertar para os verdadeiros malefícios que certas decisões acarretam.

Os casos que o Jorge enuncia - portagens da A28, ligações ferroviárias, nomeadamente a Porto-Vigo, a triste novela dos estaleiros de Viana, a que se podem juntar muitos outros, como o túnel do Marão, a tentativa de anular o aeroporto Sá Carneiro, o esquecimento do porto de Leixões, a ligação aérea Bragança/V Real/Lisboa, a asafixia do IPATIMUP, o desprezo pela reabilitação urbana do Porto, o esvaziamento da RTP/Norte, entre os muitos - são sintomáticos de uma estranha maneira de ver do desenvolvimento harmónico.

Ainda há dias, o PR veio a correr cá ao norte felicitar os que apostaram na região. criando fábricas de alta tecnologia, esquecendo que muitas vão fechando, não por falta de apoios, mas por falta de visão de quem entende que o país é um subúrbio da cidade onde assentam os fundilhos.

A culpa, infelizmente não é só atribuível a este governo, mas este é um dos que nos últimos tempos e em condições adversas tem feito uma política que poderíamos chamar de "terra queimada" sem querer inflamar a questão.

O interessante, é ver por lá sentada gente do Norte, que gosta de encher o peito com o Norte, mas  que entretanto se esqueceramm de defender, quiçá por falta de personalidade pois será essa uma das maneiras com que tentam mascarar a sua inépcia para o desempenho de funções para que foram convidados.


Sem comentários: