15 junho, 2012

Viagem no tempo ao SNS (I)


Há cerca de dezassete anos fui obrigado a recorrer ao serviço de urgência (SU) dum hospital desta cidade, por via de uma forte dor nas costas que, erradamente,  confundi com um problema originado por uma hérnia discal.
Nessa época, o número de emergência era o 115 e não vinham buscar doentes a casa, por isso, alguém me levou ao SU, onde após uma espera de cerca de vinte (20) minutos na triagem, fui observado por um médico, medicado e posto em observação durante cerca de meia-hora, e posteriormente remetido ao serviço respetivo, que determinou o meu internamento na unidade de cuidados intensivos (UCI), ou seja, desde a minha entrada no hospital até ao internamento decorreram, quando muito, oitenta ou noventa minutos, o que deve ter levado a que me tivesse safado com uma pequena lesão.
Dezasseis anos depois, regressei ao mesmo hospital por razão idêntica, mas a história foi muito diferente…mas infelizmente para pior!
Atacado com dor semelhante, e como gato escaldado de água fria tem medo, foi chamado o INEM a casa que não se fez demorar, pois cerca de dez (10) minutos depois tinha junto a mim dois simpáticos profissionais, com equipamento moderno e capaz de resolver muitos problemas.
De acordo com os mesmos concordei em fazer uma visita ao SU mais próximo, pois o diagnóstico  parecia complicar-se e por via das dúvidas melhor seria ser visto por especialista.
Chamados os serviços de ambulância que (para surpresa minha) já esperavam no exterior, rapidamente dei entrada no SU onde tudo começou a complicar-se. 
(continua)

Sem comentários: