18 janeiro, 2006

Cultura!

A ministra da Cultura substituiu o director do Teatro Nacional e logo apareceu um grupinho de amigos a apresentar uma petição a pedir que o Ministério da Cultura faça isto e mais aquilo!

Julgava eu, que o Ministério da Cultura não servia para isso, mas apenas para apoiar os artistas e as instituições culturais, mas pelos vistos o que lhe pedem os agentes culturais é que crie 'tachos', e se possível bem remunerados mas só em Lisboa ou no Porto - eles falam eufemisticamente em Região Norte!

Pois é! Cá por casa a cultura faz-se, não de acordo com a disposição/inspiração do(s) artista(s), mas sob a batuta dos políticos!!!

É triste, ver pessoas que deviam lutar pela emancipação da cultura. a pedirem para serem dirigidos por quem dela porventura poderá ter ideias muito desfasadas dos interesses e apetências de cada um.

É a cultura da pedinchice...


2 comentários:

Bart Simpson disse...

e largos meses depois de ter tomado posse, os problemas do teatro, nomeadamente no Porto, continuam por resolver...

Teófilo M. disse...

Os problemas do teatro do Porto são endémicos, pois não será nunca possível sair do buraco em que estamos, sem uma programação adequada à população que a região abrange, que não é apenas composta por esclarecidos e relativamente assíduos consumidores.