16 abril, 2007

Confusões

Hoje cá recebi mais um exemplar da revista da CMP - Porto Sempre - que me proporciona sempre algumas divertidas surpresas.

Desta feita, foi uma conversa com o Filipe La Feria que me tirou do sério, pois este insigne encenador, que, pelos vistos, também foi professor da UI, decidiu que a ópera-rock Jesus Cristo Superstar, é o maior clássico do teatro musical de todos os tempos.

Para além do disparate que é a afirmação do encenador, qualificando o musical de modo absoluto, como se o seu dixit fosse uma verdade irrefutável, que dizer de outras obras como My Fair Lady, West Side Story, Musica no Coração, Hello Dolly, Hair, Evita, Porgy and Bess, Violino no Telhado, Cats, Cabaret, O Fantasma da Ópera ou Godspell, e isto só para citar alguns dos grandes!

Talvez ainda um dia, alguém consiga explicar a este brilhante encenador que a poesia não é facilmente transposta para outras línguas, uma vez que se vai perder na tradução a musicalidade da inicial.

Imaginem traduzir isto:

In Xanadu did Kublai Kahn
A stately pleasure-dome decree,
Where Alph, the sacred river ran
Trough caverns measureless to man
Down to a sundless sea.

...

De KUBLA KAHN de Samuel Coleridge

Em Xanadu Kublai Kahn fez
Um impressionante estádio de prazer por decreto
Onde o Alfa, o rio sagrado corre
Através de cavernas impossíveis de medir pelo homem
Para baixo até um mar sem Sol.

Fiz-me entender?

2 comentários:

Fernando Ribeiro disse...

Receio bem que Filipe La Feria (cujas qualidades como encenador não ponho em causa) transforme o Rivoli numa simples sucursal do Politeama.

Enfim, de um presidente da Câmara que dá mais valor às corridas de popós do que às manifestações culturais não se podia esperar melhor. É a nossa cruz.

Mudando de assunto, quero saudar o regresso do meu amigo às actividades bloguísticas. Espero bem que tão demorada ausência não se deva a qualquer problema grave.

Teófilo M. disse...

Caro denudado, grato pelas boas-vindas, o problema há-de ultrapassar-se pois o que não tem remédio, remediado está.