01 agosto, 2011

Surpresa!

Ouço nos media que o BIC lá conseguiu comprar o BPN por 40 milhões, deixando para responsabilidade do estado a indemnização por despedimento de mais de 800 trabalhadores!
Tendo muitos orgãos de informação noticiado que o NEI (Núcleo Estratégico de Investidores) oferecia 100 milhões não querendo fechar balcões nem despedir ninguém, é estranho que o governo opte por uma proposta mais baixa e de custos diretos mais avultados.
Desconhecendo-se o teor da proposta do Montepio, quererá o sr. ministro das Finanças esclarecer a razão de tal escolha?
É que não o fazendo, parece que, mais uma vez, se estará a privilegiar um determinado grupo de interesses onde pontifica uma grada figura ligada a um dos partidos no poder.

2 comentários:

Utópico disse...

Em vez de o Estado ter recebido 40 milhões pela venda do BPN, parece que pagou 510 milhões (550 milhões de recapitalização do banco menos o valor a receber do BIC), isto sem contar com os prejuízos que possam vir das garantias das empresas veículo onde estão estacionados os activos tóxicos, e não contando também com as indemnizações aos trabalhadores. Será que o motivo de prevenção para aplicação da sobretaxa extraordinária era este?

Teófilo M. disse...

Pode bem ser um deles, mas haverá muitos mais.