20 setembro, 2011

Educação

A propósito de educação e do significado do mesmo, tenho constatado que atualmente educação é apenas sinónimo de ter um "canudo" pelo que entendo que os nossos educadores bem podem limpar as mãos à parede pelo trabalho feito.
Aprendi que para ser educado não era preciso diploma, bastava não ser grosseiro, ter um ofício e ser competente nele, ser honesto, paciente, amigo do seu amigo, companheiro de trabalho, camarada na tropa, ter vontade de aprender com aqueles que mais sabiam, reverenciar os mais velhos, esforçar-se por adquirir conhecimentos, cultivar as letras, dar valor à terra e aos costumes, ser patriota, defender os mais fracos, impor respeito aos mais fortes, tentar entender as artes e cultivar o prazer do belo.
Hoje em dia raro é ser confrontado com alguém educado nessa velha escola que não tenha tantos anos como eu. Há por aí umas exceções que apenas servem para confirmar a maleita.
A educação, infelizmente, hoje em dia é apenas o canudo que dá direito ao tratamento por "sr.doutor/professor/engº/arquitecto" e outros afins, imaginar que os antipodas são uma tribo qualquer, que o Júlio de Matos é apenas nome de hospital para malucos, que o Tintoretto é jogador de futebol italiano ou casta nova de vinho tinto, que os pastéis de Belém são uma das maravilhas do mundo, que as epístolas são as mulheres dos apóstolos, que falar francês e tocar piano é coisa sem sentido, que ceder o lugar no autocarro é sinal de estupidez, que a buzina serve para insultar o parceiro, que as canetas de tinta permanente são um anacronismo, que ser chico-esperto é sinónimo de inteligência e habilidade, etc.
Viver num ambiente destes é doloroso, principalmente quando vemos no poder esta cambada de gente ostentando o papelinho profusamente ilustrado que lhes dá direito a ser tratados como se educados fossem.

2 comentários:

Teresa Durães disse...

desfiguraram o conceito. dá jeito a muitos

Teófilo M. disse...

Olá se dá, então a certos figurões...