22 março, 2013

O regresso do velho senhor

Olimpicamente, fez saber que ía regressar ao seu país, e, logo as trombetas se apressaram a dar a nova pelo reino.

Estupefactos (ou talvez não), os seus detratores, de imediato foram para a net e desenharam uma petição que, na sua essência, visa impedir um cidadão português de poder trabalhar num canal de televisão público, gratuitamente!

Claro está que outras petições surgiram, desorganizadas, umas a favor e outras contra, num festival de asneira que, sendo caricato, mostra até que ponto ainda há muita gente que não sabe viver em democracia.

Sintomático, entretanto, é a rápida unanimidade conseguida no PS para apresentar uma moção de censura, este que até há pouco ainda navegava nas águas da violenta abstenção.

Mais interessante a posição do Pacheco Pereira que, democraticamente entende que devia ser-lhe vedado o acesso à RTP, pois é uma televisão pública e como tal não devia ir buscar comentadores desse tipo, ainda se ele fosse do PSD ou do CDS, ou até como o colega que se senta normalmente à sua esquerda, e que parece decidido agora, depois da oferta de um tacho, a defender o governo atirando para cima dos microfones com teorias mirabolantes, ainda vá, agora o Sócrates! Que poderia vir a poder refutar algumas javardices em que ele se empenhou... nunca!

Espeo que o homem chegue, e debite as suas ideias. Tem o direito de o fazer e até de explicar, se quiser fazê-lo, porque é que tomou ou teve de tomar determinadas atitudes.

Sei que não poderá explicar tudo, pois há coisas que os superiores interesses de um país não permitem chegar à praça pública, mas que muito do que se falou e fala ficaria talvez mais claro, tenho poucas dúvidas.

Deixem-no falar, e depois se continuarem a querer condená-lo façam-no, mas proibi-lo de falar quando o não fazem a todos os outros, não!

Sem comentários: