14 novembro, 2005

Até os nossos intelectuais

eu a pensar que num mundo "multicultural" não havia "minorias étnicas"

extraído deste texto de JPP, no seu ABRUPTO, o que me faz pensar que até os nossos intelectuais, por vezes, na sua ânsia crítica, deixam de saber entender português.

Será que multicultural - coisa constituída por vários grupos culturais distintos - terá a ver com etnia, que é a palavra utilizada para designar um conjunto de indivíduos que podem ter raças e até nações diversas, mas que estão ligados por um variegado conjunto de valores, sendo um dos traços fundamentais a partilha da mesma língua?

Será que um mundo multicultural, é o mundo em que todas as culturas tem o mesmo peso e influência, ou é apenas um mundo em que elas compartilham o mesmo espaço, muitas das vezes influenciando-se umas às outras, onde a tendência normal é de as mais possantes abafarem as mais débeis?

JPP, pelos vistos pensa(va) que a multculturalidade faz(ia) desaparecer as minorias!

Talvez por isso ele continue preso nas bibliotecas, de onde de vez em quando pretende sair para contactar com o povo, mas não conseguindo entender esse povo, que não tem pão, vai-lhes recomendando que se alimentem de la brioche.

Sem comentários: