04 outubro, 2005

Sobre o programa de Rui Rio

Escrevi isto n' A Baixa do Porto, e o TAF prazenteiramente, à guisa de comentário ,diz que o programa lhe pareceu à socialista...

De facto, é um pouco à medida das bases programáticas do seu opositor directo, embora com grafismo mais foleiro, e ideias mais confusas.

Ainda tive a ténue esperança de que o Rui Rio invertesse a marcha e reorganizasse o pensamento, mas reconheço o meu lirismo.

A teimosia, o não querer ouvir, a demagogia e a falta de visão para a cidade estão lá todas.

Se fosse um programa de um presidente da Junta, ainda poderia ser que o entendesse, agora vindo de uma pessoa que diz que sabe o que o Porto precisa, é pobre... muito pobre.

Foram, de facto quatro anos perdidos, para o Porto, para nós, e até para o Rui Rio, pois pelos vistos, também não aprendeu nada...

4 comentários:

ManuelaDLRamos disse...

Mais vale estar em alerta laranja...

Nelson Reprezas disse...

Teófilo, eu não sou do Porto nem conheço em profundidade os problemas da cidade.
Não sou filiado em nenhum partido, mas tenho votado PSD (isto só para ilustrar melhor o meu pensamento).
Todavia, a sensação que colho é que o mandato de Rui Rio trouxe valor acrescentado à cidade em termos de dignidade, de equilíbrio financeiro, de recolocação da cidade no estatuto que lhe pertence de grande cidade (retirando-lhe aquele tique provinciano que Fernando Gomes e Nuno Cardoso alimentaram), consecução de vários projectos, apesar de inquinados pela habitual gestão desastrosa do PS, e um trabalho sério do ponto de vista de reabilitação urbana.
Posso estar enganado e vocês que aí vivem terão certamente, uma visão mais assertiva do problema.
Mas os portuenses é que votam... e logo se verá o que sai daí. Como lisboeta, gostaria de ver o Porto continuar o caminho que Rui Rio traçou.
NOTA: Isto não tem nada a ver com a prsonalidade de Rui Rio que nem sequer conheço...

Teófilo M. disse...

Caro(a) espumante,

Rui Rio, para muitos de nós, há quatro anos era uma incógnita. Eu fui um dos que não votando a seu favor, lhe dei o benefício da dúvida, pois muitas das pessoas que eu sei amarem o Porto, me garantiam que tinha sido uma boa escolha.

Logo de início, o seu afrontamento com o FCP (eu não sou sócio), me deu algumas reservas, pois poderia fazer o mesmo sem o espalhafato e a inépcia, que demonstrou à partida um certo gosto pelas artes cénicas.

Mais tarde, veio o ataque indiscriminado aos trabalhadores da Câmara (eu não trabalho lá, nem tenho lá família), que se transformou num enorme 'flop' quando os números vieram a público.

A partir daí, foi o que se viu, ou melhor o que não se viu.

Rui Rio conseguiu fazer passar a imagem da seriedade e competência, mas nunca mostrando os números, nem tampouco deixando escapar estudos sobre o antes e depois, isentos e completos. Ainda hoje passados mais de três anos não se conseguem os números do Porto Feliz.

Se Rui Rio fez algo pela cidade, e que nem tudo foi mau, não é motivo de satisfação para ninguém, pois qualquer um o faria.

Mas não se pretende que um presidente de Câmara seja apenas um contabilista aplicado, pretendem-se outras qualidades que Rui Rio, por muito que se queira não tem, nem terá, que é uma visão estratégica da cidade, a capacidade de dirrimir conflitos, o sentido do decoro, o respeito pela opinião dos outros e finalmente, amar o Porto sobre todas as coisas.

Cumprimentos

Teófilo M. disse...

Cara Manuela,

o alerta já lá está, e eu vou continuar atento, pois é jardim onde costumo sentar um pouco para ler qualquer coisa que não sejam jornais.

Já nos levaram a Cordoaria, estão a levar os Aliados, só faltava agora este.