03 outubro, 2005

Brancos e nulos

Em princípio, o voto em branco, deveria ser a indicação de protesto que os eleitores tinham na mão, para poderem dizer aos políticos, que nenhum deles era suficientemente apelativo para merecer o seu voto.

Por isso votar em branco, poderia/deveria ser a opção de muitos de nós, nos casos em que não nos sentissemos devidamente representados pelos que se oferecem para o fazer.

Infelizmente, os políticos, que não são estúpidos, cedo se aperceberam dessa falha e se apressaram a fazê-la desaparecer através das pressões a que se deixaram submeter os orgãos noticiosos e tirando assim ao povo mais um instrumento de protesto, pois a mustura que geralmente é feita de brancos e nulos não permite outras leituras.

A própria Lei, poderia resolver a situação, se valorizasse os brancos como voto de protesto, obrigando assim a que os partidos se esforçassem na dinamização séria da vida política, pois saberiam que em qualquer altura a brancura poderia manchar a sua eleição, e que estariam a ser seguidos de perto pelas populações locais.

Claro, que para isso haveria de ser reformulada a Lei Eleitoral, que rodos os partidos anunciam mas onde tardam em meter as mãos para que a obra apareça.

Começa a ser o tempo de, muitos de nós, começarmos a exigir essa alteração.

A bem da Nação.

Sem comentários: