16 junho, 2011

Magistratura

Este último episódio ocorrido numa escola de formação de magistrados é paradigmático sobre o estado da justiça em Portugal!
Num País em que qualquer um pode ser acusado de tudo e mais alguma coisa e onde a justiça demora demasiado tempo a validar os factos ocorridos e a castigar em conformidade, já é difícil manter o nome limpo quando enfrenta ocultos poderes, torna-se escandaloso assistir à falta de honestidade que uns tantos potenciais magistrados terão demonstrado ao copiarem num teste sobre Investigação Criminal e Gestão do Inquérito, e que em vez de verem anulados os seus testes com um redondo zero acabassem por ser premiados com uma nota positiva!
Que mensagem foi enviada a todos os alunos que por esse país fora estudam para os seus testes, provas de aferição e exames?
Que dilema foi criado a milhares de professores que venham a detetar copianços nas suas turmas e escolas?
Que exemplo é dado ao País?
Como se isto tudo ainda não fosse bastante, tivemos ainda de ouvir um senhor da ASPJ (Associação Sindical dos Juízes Portugueses) a dizer que, embora lamentável não se podia fazer do caso o fim do mundo e que ninguém teria dito aos senhores candidatos a magistrados para não trocarem impressões entre si durante os testes!!!!!!!!!!!!
Mas será que, durante os testes, os alunos podem conversar livremente entre si nas restantes disciplinas dos diversos cursos ministrados neste País, sendo isso norma?
Será que esta associação sindical sabe o que está a fazer à justiça?
Tenho francamente sérias dúvidas.
Se a Justiça que temos já é criticada a esmo por muitos erros cometidos, alguns dos quais por culpa de terceiros, com este tipo de atitudes que é que esperam que aconteça no futuro?

E.T.: Mas o que é mais engraçado ainda é ver os comentários sobre este assunto na portadaloja, onde a mesma pessoa que desvaloriza o sucedido e se atira aos jornais, passa a vida a pedir condenações na praça pública de coisas de que não tem total nem cabal conhecimento. Será corporativismo?

Sem comentários: