25 abril, 2011

Discursos (iv)

Chega finalmente o discurso esperado.
Cavaco fala sem ser no twitter.
Apela à unidade que se esqueceu de promover atempadamente, fala do 25 de Abril como se nele tivesse participado ativamente e fala de eleições.
Engana-se, dizendo que este ano comemoramos o 35º aniversário das primeiras eleições livres (25 de Abril de 1975), o que não é de admirar, pois a democracia e sua história ainda são coisas mal cimentadas, fala de esperança num tempo melhor e dignidade. Fala nos antepassados que me faz lembrar um tempo que já lá vai e que não quero ver de volta.
Diz que em democracia se deve respeitar os votos dos portugueses, de supetão me chega a ideia do velho provérbio olha para o que eu digo e não para o que eu faço, o filme está a correr bem!
Fala na próxima campanha que deve ser serena, e manda um recado ao PSD dizendo que os partidos devem apresentar os seus programas com serenidade, recusa a agressividade e a mentira no debate e pede soluções. Fala no cuidado de não se inviabilizar o diálogo e na criação de espaços de entendimento e no apoio maioritário que o próximo governo deverá ter. Pena que não se tenha lembrado há mais tempo.(sublinhado meu).
Manda um pequeno recado à europa e dirige-se ao povo e chama a atenção da comunicação social para o seu dever de informação e pede o abandono da noticia acessória em benefício da notícia essencial.
Discurso balanceado, que deveria ter sido feito no dia da tomada de posse evitando talvez a situação em que estamos.
Talvez tenha aprendido alguma coisa! Quem sabe?

Sem comentários: