09 setembro, 2005

As propostas da CDU

No 'site' da CDU para as autárquicas no distrito do Porto, navegando lá encontramos 25 propostas que põem o Porto em primeiro.

Da sua leitura, para além de ideias comuns com a candidatura do Francisco Assis, outras são francamente generalistas não servindo senão como processos de intenções de que não se vislumbra sequer uma ideia definida.

No entanto vejo que não deixa de tocar em áreas como o fomento do desporto juvenil, na criação de disciplina na abertura de estabelecimentos de diversões nocturna tendo em atenção as populações residentes, a despoluição das ribeiras subterrâneas, a aposta em transporte público não poluente que chegue a todos os pontos da cidade a preços acessíveis, a existência de passeios pedonais em todas as artérias citadinas e a promoção do Rio Douro (incipiente ainda), e a fixação dos festivais habituais (esqueceram-se do Inter-céltico).

Novamente nada sobre uma aposta forte no turismo, fortalecimento da segurança, criação de eventos a escala internacional com periodicidade garantida, ou renovação do parque industrial e mesmo sobre a despoluição do Douro e sua utilização como via alternativa ao transporte rodoviário, ou restrição do automóvel ao centro da cidade, para já não falar em propostas para sermos de facto uma cidade da ciência e das artes, pois para isso será preciso cativar investimentos com visão.

Continua a ser um programa pouco ambicioso e sem grandes novidades, a não ser que consideremos a proposta do Festival do Rio Douro, ou os passeios pedonais.


Sem comentários: