04 maio, 2011

A noite das grandes monas

Ainda não se conhecia nada sobre o acordo, e noticiários e comentadores, deixavam no ar os desastres anunciados, ele eram os despedimentos na função pública, os cortes nos subsídios, o empréstimo que já ascenderia a 120 mil milhões, o desaparecimento do Teixeira dos Santos, as privatizações ao molho, o fim do estado social, os despedimentos sem justa causa e mais uma mão cheia de palpites recebidos de fontes insuspeitas e bem informadas.
Os partidos que se tinham recusado a negociar atirando para os braços do demissionário governo essa responsabilidade, grasnavam que nos encontros com a troika tinham dito isto e mais aquilo, como se o triunvirato estivesse a negociar com eles e não com o governo.
Eram os mocinhos e mocinhas que tinham mandado para ouvir o PM a babar-se com pseudo-novidades que sabiam que iriam ser ditas numa antecipação juvenil de um desastre em primeira mão.
Abre-se a porta, aparecem o PM e o ministro das Finanças (líder da equipe negocial) e dizem o que ninguém esperava ouvir.
Que os jornais só tinham dito parlapatices, que os partidos, nomeadamente o PSD, só fabulava, que o PEC IV tinha sido a base das negociações e que mais tarde todos os pormenores seriam conhecidos após as conversas com os partidos.
Os comentadores, coitados, já com risos amarelos, ainda se atiravam à cara austera de Teixeira dos Santos, ao desconhecimento do valor do empréstimo e congeminavam em mais uma dose de especulação noticiosa.
A conta-gotas, o PM vai deixando cair as desilusões (para eles) afinal o empréstimo era de 78 milhares de milhões.
Secou-se-lhes a boca, tiveram de engolir o que diziam ainda há minutos atrás mas não perdiam a coragem, ainda havia a cara do Teixeira dos Santos e não se sabia a taxa de juro.
Nos PSD, o cartomante de serviço, clamava vitória e dizia que se não fosse a sua negociação (!!!!) com a troika a coisa tinha sido pior, o BE clamava pela derrota e tentava também manter-se à tona, o CDS mandava uma jovem jurista opinar sobre o assunto, pois o amado líder estaria recolhido a rezar para que o PM não estragasse mais as previsões.
Num canal público mas que parecia do Balsemão, um Nogueira Leite despenteado e alucinado, reclamava e esbracejava com um Pinho calmissimo afirmando que era doutor e catedrático e que portanto sabia destas coisas melhor do que ele que era apenas doutor em economia e membro do FMI durante três anos... patético.
Esperemos por ver mais grandes monas nos próximos dias e mais desespero.

Sem comentários: